Resumindo a Notícia
- Tubarão de espécie rara aparece em praia da Irlanda.
- O tubarão-tigre-da-areia é uma espécie de águas profundas.
- Os cientistas acreditam que seja o primeiro tubarão raro registrado na região.
- O animal foi identificado como uma fêmea com peso entre 300 e 400 quilos.
O tubarão é uma espécie rara de águas profundas
Reprodução/Jenny Bortoluzzi/Kevin Purves/Via @nicklpayneUm tubarão raro foi encontrado em uma praia da Irlanda pela primeira vez. Ele tem 4 metros e é da espécie rara e de águas profundas tubarão-tigre-da-areia.
O animal foi encontrado no último sábado (1º) por um turista suíço que caminhava em Kilmore Quay. O homem resolveu enviar um email a Nicholas Payne, biólogo de tubarões do Trinity College, que foi até o local verificar o tubarão.
"Assim que vi as fotos, soube que tínhamos que ir lá com urgência", afirmou Payne à BBC. Ao chegar ao local com sua equipe, eles averiguaram as medidas do animal e retiraram amostras, além das fotos feitas pelos cientistas Jenny Bortoluzzi e Kevin Purves.
O grupo precisou ser rápido porque a maré estava subindo e logo levaria o corpo do animal para o mar. “É uma rara oportunidade de ter acesso a esta espécie e fazer o que pudermos em termos de obter mais informações na tentativa de tirar algo de bom deste triste evento”, explica Payne.
O animal, que é considerado vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza, não é um alvo da pesca, mas enfrenta ameaças por causa da captura acidental ou poluição.
O tubarão, uma fêmea de 4 metros, pesava entre 300 e 400 quilos — uma "fêmea realmente grande". "Mesmo estando morto, para nós [o fato de] estarmos tão perto dele, medindo e olhando para ele, ainda é inspirador, embora seja um pouco triste", afirma o especialista.
O grupo de cientistas acredita que esse seja o primeiro registro oficial dessa espécie feito em águas irlandesas, o que torna o encontro ainda mais importante.
VEJA TAMBÉM: Mergulhador flagra tubarão monstruoso caçando em praia