Resumindo a Notícia
- Uma fêmea de gibão engravidou, mesmo vivendo isolada em um zoológico japonês
- A fêmea se mostrou uma mãe zelosa e atrasou as investigações dos tratadores
- Um ano e diversas análises de DNA depois, a resposta chegou: um gibão vizinho é o pai
- Um furo de alguns milímetros em uma placa de aço pode ter permitido o acasalamento
Essa fêmea de gibão é uma mãe zelosa e misteriosa
Reprodução/Instagram/@morikiraraTratadores de um zoológico japonês lidaram com um mistério muito estranho: uma fêmea de gibão engravidou, mesmo vivendo isolada na área dela.
Em fevereiro de 2021, autoridades do zoológico e jardim botânico Kujukushima Mori Kirara, na cidade de Sasebo, ficaram bastante surpresos quando Momo, uma fêmea de gibão adulta, apareceu grávida, ainda que não tivesse machos no recinto dela.
Como Momo era muito protetora da cria, demorou até que os tratadores conseguissem coletar amostras de DNA em fezes da mãe e do bebê. E com os exames o mistério foi resolvido.
A investigação descobriu que o pai do bebê era Itou, um gibão de 34 anos, que nunca foi visto com Momo.
Uma análise mais detalhada revelou que um pequeno furo em uma placa de aço que separa as áreas vizinhas onde os dois convivem provavelmente permitiu o acasalamento. Segundo o parque, o furo tinha cerca de 9 milímetros de espessura.
A placa que permitiu o amor entre os dois foi substituída, enquanto os tratadores estudam a possibilidade de apresentar oficialmente Itou a Momo e deixar os dois formarem uma família.
O gibão (integrante da família Hylobatidae), símio que tem entre de 45 cm e 90 cm, habita florestas da Índia, Indonésia e China. É considerado o único mamífero bípede além dos humanos.
LEIA ABAIXO: Alerta: autoridades caçam macaco selvagem que já atacou 10 pessoas em 11 dias