Trend7 Novas ferramentas de WhatsApp e Instagram ajudam a vender online

Novas ferramentas de WhatsApp e Instagram ajudam a vender online

Esse post traz duas boas dicas para quem tem uma pequena empresa ou lucra vendendo produtos nas redes sociais!

Novas ferramentas de WhatsApp e Instagram podem ajudar seu negócio

Aprenda a usar logo a função de venda no Instagram e bombe seu negócio

Aprenda a usar logo a função de venda no Instagram e bombe seu negócio

Divulgação/Instagram

Se você tem uma pequena loja ou vende produtos na internet, esse post pode ser muito útil - e se não é o seu caso, certamente é o de algum amigo, parente ou conhecido. Então compartilhe o post com eles!

Em 2018, duas boas novidades foram apresentadas nas redes sociais. Elas podem ajudar diretamente quem tem um empreendimento desse tipo. A primeira foi do WhatsApp, que lançou um aplicativo paralelo, chamado "WhatsApp Business" - só para pequenas empresas; a outra é do Instagram, que anunciou a função de compras na timeline.

Instagram com compras

Agora seus posts do Instagram ganharam mais uma funcionalidade: dá para marcar o produto para venda em posts comuns, sem ter que fazer anúncios pagos.

Até então, para fazer um post com link para compras e tudo o mais, você tinha que criar um anúncio (e pagar por ele).

A ideia é que agora você possa vender seus produtos sem gastar com o anúncio. Isso, para empresas pequenas, pode ser uma vantagem. Se você está sem verba para anunciar neste mês, pode quebrar o galho com um postzinho.

Além disso, se você colocar um influenciador para fazer o meio campo, ele também vai poder marcar. Se liga:

É uma função que estava sendo testada nos Estados Unidos desde o ano passado. Agora chegou para nós.

Você pode marcar até cinco produtos por foto, ou 20 por carrossel. Colocar filtro, legenda... E clicando em "Comprar agora", a pessoa cai direto no site. Facilita bem para vender.

Dicas que o próprio Instagram dá:

1: Crie pelo menos nove publicações no Shopping em seu perfil comercial do Instagram para ativar a guia comprar para o público;

2: Marque vários produtos para ajudar seu público a explorar e navegar

3: Use o Stories para mostrar ao público que agora é possível comprar nas publicações

4: Aproveite diferentes formatos de compra: marque uma única imagem ou um carrossel

5: Certifique-se de que as marcações estejam em contato com os produtos corretos, para que os consumidores saibam a qual produto se refere a marcação

Observação: você precisa ter o perfil comercial no Instagram. Você sabe ativar? Você precisa ter uma página de Facebook para atrelar ao seu Insta. Vá nas opções do Instagram (no Android, por exemplo, são os três pontinhos no campo superior direito, quando você está visualizando seu perfil). Lá você tem a opção "Alterar para perfil comercial". Esse vídeo aqui está em inglês, mas ajuda, caso você não saiba onde apertar.

WhatsApp Business

WhatsApp Business é um bom jeito de melhorar seu trabalho dentro do app

WhatsApp Business é um bom jeito de melhorar seu trabalho dentro do app

Divulgação/WhatsApp

O WhatsApp Business só funciona para Android, e você pode baixar ele direto no Google Play. Segundo o próprio app, ele foi "desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa" e "facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens".

Legal. A ideia aqui é que você pare de usar um WhatsApp normal para fazer seu comércio funcionar dentro da plataforma e use essa versão, que tem coisas como descrição da atividade comercial, e-mail, endereço físico, site... Você profissionaliza seu trabalho ali dentro.

Tem até estatísticas e respostas automáticas.

Clique nesse link que eu coloquei, baixe para o seu Android e faça o teste. Pode ser que o bom e velho zap zap "dê para o gasto". Mas eles dão 5 dicas (a quinta é meio óbvia, mas as outras 4, tipo a do telefone fixo, são legais):

1: Crie um perfil para a sua empresa para ajudar seus clientes com informações importantes - como seu website, localização ou informações de contato.

2: Ferramentas de mensagens para negócios: seja mais eficiente ao se comunicar com seus clientes, usando as mensagens de ausência para indicar quando você está ausente ou para enviar uma mensagem de saudação quando um cliente entrar em contato com sua empresa pela primeira vez.

3: Suporte para número fixos: você pode utilizar o WhatsApp business com um número de telefone fixo e seus clientes podem enviar mensagens para este número. Durante a verificação, selecione a opção "me ligue" para receber o código por meio de uma chamada telefônica.

4: Tenha os dois no mesmo aparelho: você pode usar o WhatsApp business e o WhatsApp no mesmo telefone, mas cada aplicativo deve ter seu próprio número de telefone.

5: WhatsApp Web: você pode responder aos seus clientes de forma mais eficiente diretamente do navegador do seu computador.

    Access log