Hora 7 Milhares de ratos invadem cidades da Austrália e moradores temem retorno de praga nacional

Milhares de ratos invadem cidades da Austrália e moradores temem retorno de praga nacional

Habitantes de duas cidades contam que rios e praias ficaram 'vivos' e com um fedor insuportável por causa dos roedores

  • Hora 7 | Do R7

Moradores de uma cidade costeira da Austrália estão horrorizados com uma praga de ratos na região. O pequeno município de Karumba, no nordeste do país, registrou a chegada massiva de roedores "há algumas semanas", e o número deles só aumenta.

Registros publicados em redes sociais mostram milhares de roedores espalhados na região, em praias, terrenos e perto da água. A suspeita é que eles estão chegando por terra e água.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

No início de outubro, moradores de Richmond, a 740 km de distância, também perceberam um aumento assustador da população de ratos.

Moradores temem praga devastadora de ratos em região rural da Austrália

Moradores temem praga devastadora de ratos em região rural da Austrália

Reprodução/Facebook (via News.au)

Por lá, administradores já registraram milhões de dólares em perdas de colheitas, equipamento agrícola e material de irrigação.

"Os ratos estão por toda parte agora. Tivemos uma forte praga há cerca de dez anos, mas acho que esta pode superá-la", afirma Luke Wharton, em entrevista à rede ABC Austrália.

Em Karumba, o leito do rio local e a costa estão tomados de roedores, vários deles já mortos. "O leito do rio fede. Ontem à noite, sob o luar, o rio estava verdadeiramente vivo com eles", disse um pescador da região, ainda assustado.

Além disso, ratos mortos servem de comida para "três ou quatro outros ratos", segundo relatos, o que torna a experiência ainda mais chocante.

Segundo registros de administradores da região, uma estação de cheia e uma colheita farta criaram condições para a superpopulação atual de roedores nas duas cidades.

Para piorar, o problema pode se espalhar: em 2021, uma praga de roedores atingiu grande parte do território australiano e chegou a ameaçar invadir metrópoles, como Sydney. O medo era que durasse até dois anos, mas acabou por diminuir de proporção antes do fim de 2022.

Para combater os bandos de ratos, agricultores usaram tratores, colheitadeiras e queimadas.

Imagens fortes! Cães matam 700 ratos em fazenda e batem recorde

Últimas