Hora 7 Possível invasão de 'superporcos' preocupa os Estados Unidos: 'Incrivelmente inteligentes'

Possível invasão de 'superporcos' preocupa os Estados Unidos: 'Incrivelmente inteligentes'

A espécie de porco é a nova ameaça ao país que há décadas luta contra a invasão suína, que interfere no ambiente e na saúde, por todo o território

  • Hora 7 | Do R7

Resumindo a Notícia
  • O javaporco é uma mistura de porcos domésticos e javalis.

  • Os animais são uma ameaça ambiental, de saúde e segurança humana.

  • Autoridades americanas lidam há décadas com a invasão de porcos vindos do Canadá.

  • O país soma aproximadamente 6 milhões de porcos.

O javaporco é resultado do cruzamento entre porcos domésticos e javalis

O javaporco é resultado do cruzamento entre porcos domésticos e javalis

Reprodução/Richard Bartz/Wikimedia

Os Estados Unidos estão sofrendo uma séria ameaça com os porcos selvagens vindos do Canadá. O gigante "superporco" gera inúmeros impactos ambientas ao país que está invadindo.

O animal é conhecido no Brasil como "javaporco" e é resultado de um cruzamento entre porcos domésticos e javalis. A espécie invasora é encarada como uma nova ameaça nos EUA, que tem a flora e a fauna prejudicadas por porcos de outros países há décadas.

Segundo o jornal The Guardian, o governo americano estima que os 6 milhões de porcos selvagens que vivem no país já causem danos em torno de 1,5 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 5 bilhões, na cotação atual) a cada ano.

A chegada de "superporcos" do Canadá tornaria o problema ainda mais assustador.

Além dos danos ambientais — eles devoram colheitas, destroem árvores e poluem fontes de água —, os porcos "são uma ameaça à saúde e à segurança humana" pela alta capacidade de espalhar doenças, segundo Michael Marlow, gerente-assistente do programa nacional de manejo de suínos selvagens do Departamento de Agricultura, ouvido pelo Guardian.

A National Geographic afirma que esses animais têm o potencial de “criar um vírus influenza [causador da gripe]” que pode infectar humanos.

Os porcos chegaram ao solo americano em 1539, juntamente com um explorador espanhol que trouxe uma comitiva de 13 suínos. Recentemente, eles passaram a ser considerados uma ameaça séria.

"Eles viveram uma existência benigna até, provavelmente, três ou quatro décadas atrás, quando começamos a ver rápidas excursões em áreas que não tínhamos visto antes", disse Marlow.

Desde então, a população de porcos aumentou e se espalhou pelo país. Os gigantes têm peso de 34 kg a 113 kg, mas alcançam até o dobro disso, de acordo com registros do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Marlow explica que sua equipe conseguiu erradicar os porcos — que ele define como "incrivelmente inteligentes, altamente evasivos" — em sete estados na última década, mas com poucas esperanças realistas de se livrar completamente deles.

LEIA TAMBÉM: Comédia animal! Veja os vencedores do concurso de fotos engraçadas da vida selvagem

Últimas