Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Peixe considerado 'sinal de terremotos' é visto por mergulhadores e assusta população

Vídeo do encontro, filmado em Taiwan, viralizou e deixou moradores locais preocupados com possível tragédia

Hora 7|Do R7, com Agência Estado

Uma rara aparição de uma espécie de peixe conhecida por "prever" terremotos e tsunâmis tem deixado a população da ilha de Taiwan apreensiva.

O animal foi filmado por mergulhadores, e a gravação viralizou imediatamente nas redes sociais. Ainda não se sabe oficialmente de que peixe se trata, mas é provável que seja um peixe-remo, também chamado de "peixe do fim do mundo".

No vídeo, é possível observar que os mergulhadores ficam surpresos por encontrar o animal, e um deles até toca no bicho, o que não é recomendado e foi alertado pelo público.

Aparições de peixes da espécie são consideradas prenúncios de tragédias
Aparições de peixes da espécie são consideradas prenúncios de tragédias Aparições de peixes da espécie são consideradas prenúncios de tragédias

No Twitter, o biólogo Pedro Henrique Tunes chegou a uma conclusão diferente e afirmou que provavelmente se trata de um peixe-fita, do gênero Trachipterus.

Publicidade

O peixe-fita não apresenta nadadeiras como outros peixes conhecidos e tem escamas lisas e reflexivas. Além de olhos grandes e buracos pelo corpo.

Logo que a visualização do vídeo atingiu grandes proporções, o especialista explicou alguns detalhes sobre o animal. “Os ‘buracos misteriosos’ são mordidas de tubarão-charuto e são muito comuns em peixes, tartarugas, golfinhos e outros tubarões.” O biólogo ainda afirmou sobre a diferença entre o peixe-remo e o peixe-fita.

Publicidade

O especialista disse que o peixe-remo pode ultrapassar os 3 metros. Em julho do ano passado, um exemplar de 6 metros foi encontrado no Chile. O peixe-fita, por sua vez, pode medir de 1 a 3 metros e chegar a até 4 metros.

Lenda

Além da aparição da espécie, outro fato sobre o peixe viralizou. Em Taiwan, acredita-se que há um presságio de terremoto quando o animal é visto. O biólogo relaciona essa percepção aos tsunâmis.

Publicidade

Em 2011, pouco antes do tsunâmi na ilha de Honshu, um espécime reapareceu, após anos sem ser visto na região.

Segundo ele, depois do desastre, várias espécies foram encontradas, inclusive o peixe-fita. Por isso, tanto ele quanto o peixe-remo foram associados ao terremoto.

LEIA ABAIXO: 'Peixe do fim do mundo' gigante é pescado no Chile e deixa moradores apavorados

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.