3 dicas para lidar com a insônia

3 dicas para lidar com a insônia

Denisson Soares

O número de pessoas que procuram tratamento no Brasil devido a sintomas envolvendo a insônia tem aumentado significativamente nos últimos anos. Para termos uma ideia mais ampla, imagine que, em cada grupo de 20 pessoas, ao menos uma sofre com insônia.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano passado, 40% dos brasileiros apontaram que sofreram com esse distúrbio do sono. De uma maneira geral, a insônia tem suas causas em situações que provocam na pessoa um aumento de ansiedade e estresse. Entretanto, alguns hábitos podem contribuir para surgimento e piora do problema a exemplo de não ter um horário específico para acordar e dormir.

Logo abaixo, selecionados algumas dicas simples que podem ajudar a combater a insônia e diminuir os efeitos negativos sobre o organismo. Confira!

1. Ruídos para dormir

Quando estamos no trânsito costumamos aumentar o volume do som para não ouvirmos as buzinas. No trabalho, estamos envolvidos pelos barulhos de eletrônicos, equipamentos diversos e pessoas. Além disso, temos as baladas de fim de semana. Tudo tem barulho, e muito!

Logo, quando vamos dormir queremos um ambiente muito tranquilo e calmo. A questão é que muitas pessoas não se sentem bem no silêncio total. Por exemplo, qualquer barulhinho na noite pode acordá-la. Se você acorda por qualquer coisa ou não consegue dormir em um silêncio absoluto uma boa ideia é usar algum ruído constante.

Um ventilador ou as maquininhas tecnológicas que produzem os ruídos baixos são boas ideias. Além disso, não podemos esquecer a infinidade de apps ‘para dormir’ disponíveis para todas as plataformas. Com certeza, há um que seja interessante para você.

2. Cuidado com equipamentos eletrônicos no quarto

insonia

insonia

Mundo Conectado - Hora 7

Equipamentos eletrônicos são extremamente estimulantes. Jogos, redes sociais, filmes etc excitam o cérebro e prejudicam o sono. O mais indicado é que cerca de uma hora antes de ir para a cama você deixe de lado essas coisas e procure começar a relaxar. Vale colocar uma música calma, diminuir a luz e até mesmo uma leitura, desde que seja algo que não deixe sua mente muito ativa.

3. Evite o uso do álcool

Não é recomendado usar bebidas alcoólicas próximo do horário de dormir. Aliás, em qualquer horário do dia, o álcool em excesso pode desequilibrar seu padrão de sono. Como resultado, o seu descanso vai parecer que não foi o suficiente. O cigarro também está na lista de itens que pioram os sintomas da insônia em quem já tem e pode provocar em quem não tem.

Dica extra

Tanto comer demais quanto muito pouco antes de ir para cama pode prejudicar o sono. É indicado que a última refeição do dia seja feita entre duas e três horas antes do horário em que você costuma ir para cama.

Gostou desse post? Aproveite e confira também nosso artigo sobre os 5 alimentos que ajudam na saúde e beleza de seus cabelos!

O post 3 dicas para lidar com a insônia apareceu primeiro em Mundo Conectado.