Hora 7 Imaturo? Lagarto mostra a língua para predadores como forma de afugentá-los

Imaturo? Lagarto mostra a língua para predadores como forma de afugentá-los

Um detalhe, porém, chama a atenção: o réptil é um dos poucos animais com uma coloração azulada nessa parte do corpo

  • Hora 7 | Do R7

Reprodução/Twitter

O lagarto de língua azul, um lagarto nativo do continente australiano, tem um mecanismo de defesa um tanto quanto inusitado. Em vez de veneno, ou tentar ficar maior, ele apenas mostra sua língua azul brilhante.

Segundo o site Oddity Central, ele tem esse comportamento quando se sente ameaçado, e o contraste da língua azul contra o fundo rosa de sua boca fará com que alguns animais "pensem" duas vezes antes de atacá-lo.

Essa subespécie de Tiliqua scincoides é um dos cinco animais — ao lado do cachorro chow chow, da girafa, da impala e do ocapi — que possuem uma coloração azulada nessa parte do corpo.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Os cientistas explicam que, na natureza, quanto mais colorido um animal é, maiores a possibilidades de ele ser venenoso, e é nisso que o lagarto se baseia ao mostrar freneticamente sua língua azul para confundir os predadores.

Eles também afirmam que a língua azul também é um meio de escapar de ameaças aéreas. Assim que o réptil percebe alguma ave voando acima dele, ele começa a mostrar a língua para o céu. Aparentemente, isso reflete a luz ultravioleta em flashes brilhantes, que podem repelir os pássaros que voam por perto.

Mãe encontra cobra muito venenosa escondida no sapato do filho. Consegue achá-la?

Últimas