Hora 7 Há 26 anos, pescador é amigo de crocodilo gigante e ameaçador: 'Trato como minha própria filha'

Há 26 anos, pescador é amigo de crocodilo gigante e ameaçador: 'Trato como minha própria filha'

Em um dia comum, o indonésio Ambo alimentou Rizka, de 4 m, e desde então os dois se encontram quase todos os dias

Resumindo a Notícia
  • A amizade entre um pescador e um imenso crocodilo-de-água-salgada se mantém há 26 anos.

  • Os dois se encontram praticamente todos os dias.

  • A crocodilo fêmea só vai embora quando recebe carícias nas costas.

  • Às vezes, Ambo alimenta o imenso réptil com galinhas.

Ambo e Rizka, em um dia comum de amizade

Ambo e Rizka, em um dia comum de amizade

Reprodução/Instagram/@amboriska

Há relações na natureza que só podem ser explicadas pelo poder da amizade. Uma delas parece ser o companheirismo desse pescador e um crocodilo fêmea de 4 m.

Ambo é um pescador de 59 anos que mora em Bontang, na Indonésia. Ele conseguiu fama ao manter, há décadas, uma forte amizade com Rizka, uma fêmea de crocodilo-de-água-salgada de cerca de 4 m.

A relação dos dois já dura 26 anos, e é ainda mais assustadora se pensarmos que os crocodilos da espécie são os maiores répteis do mundo, além de extremamente ferozes e hostis aos humanos.

Segundo Ambo, tudo começou quando um crocodilo de cerca de 1 m passou pelo barco dele e terminou por segui-lo até em casa.

Já na residência, ele jogou comida para a fêmea, e desde então os dois se encontram praticamente todos so dias.

"Encontrei Rizka pela primeira vez quando estava em um barco (...). Ela tinha apenas 1 m de comprimento, então a ignorei (...). [Mas] notei que [Rizka] seguiu a embarcação para casa. Eu até a vi ao lado do barco, que também chamei de Rizka. Chamei-a para lhe dar algo para comer e ela apareceu. Ela tem feito isso desde então", disse Ambo, em entrevista ao site indonésio Kompas.com, em 2020.

"Se não a vejo por dois ou três dias, vou procurá-la. Eu a trato como minha própria filha", completou ele. Um perfil que mostra a rotina da amizade dos dois no Instagram já tem mais de 30 mil seguidores.

Geralmente, Rizka aparece assim que Ambo entra no barco para pescar e só vai embora quando recebe um pouco de carinho nas costas. Além disso, visita o amigo para ganhar comida — geralmente, Ambo dá a ela três galinhas.

Há algum tempo, Ambo trabalhou na capital da província local por dois anos, o que exigiu um esforço da comunidade para alimentar Rizka quando ela tivesse fome, o que tornou o animal amigo da vizinhança.

Apesar de tanto tempo de amizade, Ambo confessa que ainda sente um pouco de medo de chegar perto de um poderoso predador de 4 m, que poderia matá-lo com uma mordida. Mas acrescenta que está disposto a arriscar a vida para manter a relação dos dois.

LEIA ABAIXO: Cena chocante mostra crocodilo gigante engolindo tubarão inteiro

Últimas