Hora 7 Antes tarde do que nunca! Clube do livro termina leitura de uma única obra após 28 anos

Antes tarde do que nunca! Clube do livro termina leitura de uma única obra após 28 anos

Gerry Fialka, organizador do grupo, afirma que desde 1995 as reuniões são feitas em uma biblioteca com cerca de 10 a 30 membros

  • Hora 7 | Do R7

Um clube do livro dos Estados Unidos terminou finalmente a leitura de Finnegan's Wake, de James Joyce, após 28 anos de reuniões. A obra é conhecida por ser extremamente difícil de ler, e os membros do grupo levaram a sério a tarefa de analisá-la página por página.

Segundo o The Guardian, Joyce já afirmou em uma entrevista antiga que os leitores deveriam dedicar a vida inteira para analisar suas obras, o que também se aplica a essa em específico.

Após 28 anos, eles conseguiram terminar um dos livros mais difíceis de todos

Após 28 anos, eles conseguiram terminar um dos livros mais difíceis de todos

Reprodução/Gerry Fialka (via Guardian)

Finnegan's Wake é tão difícil que teóricos literários afirmam que ninguém pode realmente dizer que entendeu 100% dele. O livro está escrito em uma mistura complicada de palavras reinventadas, trocadilhos e alusões, fazendo referência a cerca de 80 idiomas, além de não deixar claro onde se passa a história ou quem são os personagens.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Gerry Fialka, cineasta experimental e organizador dos encontros mensais desde 1995, afirma que cerca de 10 a 30 pessoas compareciam às reuniões em uma biblioteca local, para ler duas páginas do livro e discutir suas opiniões.

Eventualmente, eles diminuíram o ritmo para apenas uma página por mês, para terem mais tempo de debate. Ele também conta que diversas pessoas entraram e saíram do grupo, no entanto alguns dos fundadores permaneceram até o fim.

Curiosamente, o grupo de leitura de Fialka levou mais tempo para terminar a leitura do que o autor para escrever o livro (cerca de 17 anos).

Infelizmente, James Joyce faleceu logo após publicar o livro, então o que ele realmente quis dizer com todos os enigmas presentes em suas páginas para sempre será um mistério, cabendo aos leitores tentar desvendá-los.

Fotos impressionantes mostram o Nautilus, barco luxuoso de R$ 138 milhões que é também submarino

Últimas