Quadro de Basquiat é vendido por R$365 milhões

A aquisição milionário quebrou recordes

  • Hora 7
  • Do R7
A obra foi leiloada nessa quinta
A obra foi leiloada nessa quinta Reprodução/New York Times

O quadro de 1982 que não tem nome foi vendido por 110,5 milhões de dólares num leilão organizado pela agência Sotheby's, e entrou para a seleta lista de obras vendidas por mais de 100 milhões, uma honra bem salgada.

"Basquiat agora está no mesmo patamar de Francis Bacon e Picasso", diz Jeffrey Deitch, especialista em Basquiat que participou do leilão.

Pode demorar para que outro artista alcance a casa dos 100 milhões agora, considerando que tão poucos são valorizados desse jeito.

Pelo menos quatro apreciadores de arte estavam loucos pelo quadro, e em meio a ligações e desespero, um sortudo conseguiu arrematar e levar a pintura, feita de óleo e spray, para casa.

Quem levou a peça pra casa foi um bilionário japonês, Yusaku Maezawa, que postou feliz da vida sua nova compra no Instagram:

Ele parece estar bem orgulhoso de sua nova aquisição
Ele parece estar bem orgulhoso de sua nova aquisição Reprodução/Instagram

O Sr. Maezawa, de 41 anos, criou a Fundação de Arte Contemporânea, e ele já quebrou outros recordes pagando milhões por outras obras do Basquiat.

Jean-Michel Basquiat foi um artista plástico nascido no Brooklyn, nos EUA. Ele começou sua carreira artística grafitando, mas aí virou colecionador de arte até morrer aos 27 anos, em 1988.

Basquiat foi influenciado por Andy Warhol
Basquiat foi influenciado por Andy Warhol Reprodução/Sota Foundations

Atualmente, Basquiat é o artista americano mais valioso quando se fala de leilões. As obras dele sempre são coloridas e tem esse ar de rebeldia urbana.