Mass Effect Andromeda: um novo dia para explorar o espaço

Andromeda expande o universo de Mass Effect e é uma ótima opção

Você pode escolher jogar com Scott (na imagem) ou Alec Ryder no começo de Mass Effect Andromeda
Você pode escolher jogar com Scott (na imagem) ou Alec Ryder no começo de Mass Effect Andromeda Reprodução

O ano é 2185 Alec Ryder um explorador e membro graduado da N7 juntamente com um grupo de cientistas de diferentes raças, assumem a missão de viajar até a galáxia mais próxima, nascendo assim a iniciativa Andrômeda.

Seu objetivo é estabelecer colônias, cinco grandes naves chamadas de Arcas são enviadas na missão, uma viagem de 600 anos, sem retorno, sem a possibilidade de pedir ajuda e sem saberem da guerra que acontecia entre os Reapers e a Aliança em Mass Effect 3.

Horizon: Zero Dawn: em busca do aço encantado

Persona 5 quer roubar seu coração!

Os tripulantes são colocados em hibernação e somente alguns deles são reanimados durante chegada a Andrômeda, dentre eles está seu personagem, Scott Ryder e Sara Ryder, filhos de Alec Ryder.

Ao acordar Ryder se depara com um verdadeiro caos, um tipo de anomalia está dizimando o planeta que seria sua primeira colônia, no desenrolar da história ele se vê em meio a uma guerra travada entre Ketts e Kandaras, pelo controle de antigas ruínas capazes de controlar o clima dos planetas do sistema.

Diferenças entre Ryder e Shepard

Mass Effect é uma série aclamada por fãs e muitos destes acompanharam o crescimento e amadurecimento do Comandante Shepard durante a trilogia, no entanto o game tem um universo vasto e inexplorado possibilitando diferentes abordagens e Ryder faz parte disso.

Durante os três primeiros jogos da série o jogador controla Shepard o primeiro humano a atingir o posto de Spectre lhe dando poder sobre a vida e a morte de todos os habitantes da galáxia e tendo como principal objetivo defender todos os seres que nela vivem.
Ryder por outro lado é um explorador novato que deve provar para sí e para outros sua competência, pois, vive a sombra de seu pai um explorador respeitado, membro do grupo de elite N7 e um dos fundadores da iniciativa Andrômeda.

Escolha de respostas pode definir a forma como seu personagem é tratado pelos outros
Escolha de respostas pode definir a forma como seu personagem é tratado pelos outros Reprodução

A mudança de roteiro é interessante, pois o jogador auxiliará Ryder a moldar sua personalidade; durante as interações com as personagens é possível escolher respostas que influenciarão na forma como reagirão a Ryder, são quatro diferentes tons utilizados nas conversas: emocional, lógica, casual e profissional.

Emocional: Ryder sempre usará respostas mais apaixonadas e acaloradas, também poder ser usada para flertar com um personagem.
Lógica: Ryder responderá de forma fria e sincera, colocando a razão acima de tudo.
Casual: Ryder dará respostas engraçadas e sarcásticas e dependendo da situação o personagem que está interagindo poderá se ofender.
Profissional: Ryder responderá seriamente para os personagens.

A escolha de personagens

O jogo repete a fórmula de seu predecessor, possibilitando escolher jogar com um homem ou uma mulher, porém, com uma pequena diferença, o personagem que não for escolhido será automaticamente irmão (a) do personagem escolhido por você. Seu personagem e seu irmão (a) também poderão ser personalizados e o jogo traz diferentes rostos pré-definidos que podem ser escolhidos como base para a construção de seu (a) Ryder.

Liberdade de Classes

Nos três primeiros jogos da série, o jogador deveria escolher uma classe pré-definida durante a criação de seu personagem, após a confirmação da escolha era impossível voltar atrás e o jogador era obrigado ir até o fim com a classe escolhida.

Em Andrômeda isso mudou, agora é possível alterar a classe a qualquer momento e até mesmo usar poderes de classes diferentes, por exemplo: é possível colocar pontos na habilidade “tiro impactante” pertencente a classe Soldado e ao mesmo tempo colocar pontos na habilidade “Nova” da classe Vanguarda, essa liberdade proporciona ao jogador uma combinações de poderes que antes eram impossíveis.

Explorando o mundo

Os jogadores que conhecem sabem que Mass Effect 2 e 3 tinha como foco a ação, o jogo tinha cenários fechados e geralmente grandes corredores com inimigos reduzindo as possibilidades de explorar mais o local, Andrômeda retorna as raízes do primeiro jogo e amplia a exploração, o jogador poderá transitar por cenários com liberdade total passando por diferentes ambientes como desertos, florestas, tundras, etc.

O game traz uma série de opções para a exploração
O game traz uma série de opções para a exploração Reprodução

Andrômeda é inóspita e totalmente desconhecida, antes de partir da via láctea os cientistas da iniciativa executaram extensas pesquisas buscando mundos habitáveis nesta nova galáxia, foram encontrados seis planetas propícios para o desenvolvimento da vida, no entanto, ao chegar em Andrômeda descobrem que nem tudo são flores.

Os planetas sofreram alterações terríveis, calor extremo, frio extremo, gases tóxicos cada um deles impossibilita a vida de alguma forma e cabe a você tornar estes mundos habitáveis, para isso, será necessário executar tarefas de purificação, como encontrar totens alienígenas e colocar sondas em locais específicos que ajudam a tornar o planeta habitável.

Quests e Mais Quests

Além dos objetivos específicos de purificar o planeta, o jogador terá à disposição uma infinidade de tarefas secundárias para realizar, aumentando o tempo de vida do jogo e dando sentido a exploração de todos os cenários. As tarefas são variadas e costumam ser bem divertidas, buscar novas formas de vida e proteger postos avançados renderão boas horas de diversão, assim como investigar possíveis sabotagens ou encontrar tripulantes perdidos.

Em Mass Effect 1 o jogador estava limitado a dar comandos ao personagem, deixando o jogo mais parecido com um RPG, nos títulos seguintes ocorreram mudanças significativas do controle do personagem, atirar e passar por cima de obstáculos já era possível e em Mass Effect 3 a dinâmica ficou mais acelerada, no entanto, o jogador estava limitado a correr, passar por obstáculos, esquivar e se esconder. Andromeda conseguiu melhorar a ação e deixar o jogo ainda mais dinâmico, o personagem ganhou um jetpack em sua armadura e agora é possível dar grandes saltos, esquivar voando lateralmente e até mesmo flutuar por alguns segundos.

Multiplayer

A fórmula de Mass Effect 3 é repetida e aprimorada neste modo, agora é possível escolher 25 personagens de diferentes classes e raças para combater nas missões, o sistema é simples o jogador cria uma sala ou entra em uma aleatória e deve sobreviver as hordas de inimigos, as partidas são constituídas de sete ondas de inimigos, sendo que cada uma delas tem objetivos variados, roubar um item e levar para um local especifico, desativar um aparelho, eliminar os inimigos, dentre outros.

Andromeda aprimorou o modo multiplayer de Mass Effect 3
Andromeda aprimorou o modo multiplayer de Mass Effect 3 Reprodução

A cada partida finalizada o personagem ganha pontos de experiência e quando atingir um valor específico, sobe de nível podendo comprar ou melhorar as habilidades de seu personagem. O modo é bem divertido e dá para jogar por um bom tempo.

Contras

Em seu lançamento o jogo sofreu com alguns bugs de animação e expressões faciais estranhas, no entanto, a Bioware lançou um pacote de correção que reparou todos estes problemas, é possível ainda encontrar algum bug, mas nada que interfira no gameplay.

O único ponto fraco do game são os loadings, o tempo de carregamento dos cenários são bem demorados, variam de 30 segundos até alguns minutos, aproveite para utilizar este tempo jogando o app do jogo que está disponível para Android E iOS.

Mass Effect Andromeda é um jogo incrível que traz os elementos de seus predecessores e os aprimora, proporcionando ao jogador uma liberdade de exploração nunca antes vista na série, aumentando seu tempo de vida de forma significativa. Andromeda teve alguns problemas em seu lançamento, mas críticas foram exageradas e subestimaram o potencial do game. O jogo super recomendado para novos jogadores e fãs da série!