Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Influenciador é acusado de tentar recriar 'pandemia zumbi' com fungo da série 'The Last of Us'

Ele ensina os seguidores a cultivar o fungo que afetou o mundo inteiro na trama do programa e do game de mesmo nome

Hora 7|Do R7

Fungo de 'The Last of Us' existe no mundo real, mas não afeta humanos
Fungo de 'The Last of Us' existe no mundo real, mas não afeta humanos Fungo de 'The Last of Us' existe no mundo real, mas não afeta humanos

Um influenciador tem deixado internautas preocupados, que acham que ele pode causar uma verdadeira "pandemia zumbi" ao criar o mesmo fungo da série The Last of Us.

Na trama do programa de sucesso, baseado no game de mesmo nome, um fungo chamado cordyceps é o responsável por dizimar a população mundial e transformar as pessoas em uma espécie de zumbi.

A página Spore n' Sprout tem ensinado seus seguidores a cultivar em casa o tal fungo, que existe na vida real. 

O influenciador que comanda os perfis na web vende frascos de um serum de cordyceps por menos de US$ 13, ou R$ 67.

Publicidade

Somente no YouTube, o vídeo sobre como cultivar o fungo em um saco de arroz tem mais de 1,5 milhão de visualizações. 

No total, o fungo atinge a "maturidade completa" entre 45 e 50 dias. O influenciador explica que quer espalhar conhecimento sobre cogumelos e seu potencial, para que as pessoas possam cultivar em sua própria casa.

Publicidade

"E assim a gente dá início ao fim do mundo", brincou um seguidor. "Moço, você jogou ou assistiu a The Last of Us? Se sim, para de mexer com essas coisas", pediu outra internauta, com medo. 

"Agora, falando sério, será que ele está tentando recriar a pandemia da série? Alguém faz alguma coisa", disse mais uma pessoa assustada. 

Publicidade

O fungo cordyceps, que pode inclusive ser encontrado no Brasil, é conhecido por interagir com os artrópodes (que incluem insetos, aracnídeos, crustáceos e outros). Ele se manifesta como um endoparasita, ou seja, vive dentro do corpo dos animais, "sequestrando" as funções motoras e mentais do ser no qual está habitando.

Em entrevista ao R7, o pesquisador Manoel Marques Evangelista de Oliveira falou sobre a possibilidade do cordyceps afetar as pessoas. “Para parasitar humanos, seria necessária uma mudança no perfil de infecção do fungo, o que poderia acontecer com mudanças climáticas", disse o profissional do Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos do Instituto Oswaldo Cruz.

A temperatura do corpo humano é muito alta para que esse fungo consiga sobreviver. "A ideia de termos uma catástrofe causada por uma pandemia de fungos é relativamente improvável, mas seria muito mais assustadora do que a de Covid, porque a Covid se espalha em espaços relativamente pequenos, enquanto os esporos do fungo podem viajar por muitas milhas", avaliou o doutor Andrej Spec, professor da Universidade de Medicina de Washington em entrevista ao site do programa Today

Confira abaixo alguns dos vídeos que mostram o cultivo do fungo cordyceps. 

@sporensprout

The Easiest Way to Grow Cordyceps Militaris Fungi: Uncle Ben’s Ready Rice. This method is great because the normal procedure would be to cook and sterilize rice to grow Cordyceps, but by using ready rice you can skip all of the prep work. By using a filter patch bag as a humidity chamber, everything is enclosed and conveniently suitable for growing Cordyceps. Final dry weight was 8 grams per rice bag! (45 days growth). It is best to use liquid culture from a reliable source because Cordyceps militaris is susceptible to senescence and the cultures viability degrades from over expansion, old age, and high temperatures. Single spore isolation techniques must be carried out to breed fresh strains of Cordyceps militaris periodically to ensure genetic stability. Cordyceps militaris liquid culture available at sporensprout.com #foryou #fyp #mushrooms #cordyceps #fungi #growyourown #medicine #rice #lastofus #zombie #howto #spores #mycelium #fypシ #thelastofus

♬ original sound - Spore n' Sprout

Parecem alienígenas! Esses são os cogumelos mais bizarros do mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.